Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

OS MAIORES DESERTOS DO MUNDO

Um dos locais que as pessoas não tem muito interesse de conhecer são os desertos, pois geralmente o calor é insuportável ou o frio também é. O que faz com que não tenham ambientes para que as pessoas sobrevivam, no entanto, alguns se arriscam. Conheça abaixo a lista dos 10 maiores desertos de todo o Mundo.
Deserto do Saara, norte da África
O Sahara é o maior deserto do mundo. Em mais de 8.396.000 km2, abrange a maior parte do Norte de África, sendo quase tão grande quanto os Estados Unidos ou do continente europeu. O deserto se estende desde o Mar Vermelho, incluindo partes da costa do Mediterrâneo, para a periferia do Oceano Atlântico.
Deserto do Saara
Deserto da Arábia, península
O Arabian Desert se estende ao longo da fronteira oriental do Egito e se funde com o deserto de Núbia, no sul. O deserto da Arábia é pouco povoado, sendo que a maioria dos seus habitantes reúne-se em torno de poços e nascentes. Hoje a maior parte do deserto pode ser acessada por estradas. O petróleo é produzido no norte do país. O nome árabe do deserto também é comumente aplicado para o deserto da Península Arábica.
Arabian Desert
Deserto de Gobi, na Mongólia / China NE
O Gobi é uma grande região desértica da Ásia. Abrange partes da China do norte e noroeste, e do sul da Mongólia. As bacias do deserto do Gobi são delimitadas pelas Montanhas Altai e as pradarias e estepes da Mongólia, ao norte, pelo Corredor Hexi e pelo platô tibetano para o sudoeste. O Gobi é composto de várias regiões ecológicas e geográficas distintas com base nas variações climáticas e à topografia. Este deserto é o quinto maior do mundo. O Gobi é mais notável na história como parte do grande Império Mongol, e como a localização de várias cidades importantes ao longo da Rota da Seda.
Deserto de Gobi
Deserto de Kalahari, na África do Sul
O deserto de Kalahari é uma grande região areal na África do Sul prolongando-se por 900.000 quilômetros quadrados (350.000 m²), que abrange grande parte de Botswana e parte da Namíbia e África do Sul, sendo a maior parte de sua extensão semidesértica, com grandes porções de pasto excelente após boa chuvas. O único rio permanente, o Okavango, desagua num delta no noroeste do país, formando pântanos que são ricos em vida selvagem.
Kalahari
Deserto da Patagônia, Argentina
O Deserto da Patagônia, também conhecido como o Deserto da Estepe, é o maior deserto da América e é o  sétimo do mundo em área, ocupando 260.000 quilômetros quadrados (673,000 km). Ele está localizado principalmente na Argentina com pequenas porções no Chile e é delimitada pelos Andes, a oeste, e o Oceano Atlântico a leste, e na região da Patagônia ao sul da Argentina. 
Deserto da Patagônia
Grande Deserto Victoria, Austrália
O Grande Deserto de Vitória é uma eco região desértica estéril, árida e pouco povoada no sul da Austrália. Ela fica no interior dos estados da Austrália Meridional e Austrália Ocidental e é composto de muitas pequenas dunas, campos e lagos de sal. Tem mais de 700 quilômetros (430 milhas) de largura (de oeste para leste) e abrange uma área de 424.400 quilômetros quadrados.
Grande Deserto de Vitória
Deserto da Grande Bacia, EUA
A Grande Bacia é a maior bacia hidrográfica da América do Norte não drenada para o oceano. A água na Grande Bacia evapora pois o fluxo externo está bloqueado. A bacia se estende para o México e abrange a maior parte de Nevada, e mais da metade de Utah, bem como partes da Califórnia, Idaho, Oregon e Wyoming. 
Deserto da Grande Bacia
Deserto de Chihuahua, no México
O deserto de Chihuahuan fica na fronteira EUA-México nas porções centro e norte do planalto mexicano, limitada a oeste pela extensa cordilheira de Sierra Madre Occidental. No lado dos EUA ocupa os vales e as bacias do centro e sul do Novo México, e do Texas a oeste do rio Pecos e sudeste do Arizona. Possui uma área de aproximadamente 140.000 quilômetros quadrados. É o terceiro maior deserto do Hemisfério Ocidental e é o segundo maior na América do Norte, depois de a Grande Bacia do Deserto.
Deserto de Chihuahuan

Great Sandy Desert, Australia
The Great Sandy Desert (Grande deserto arenoso) é uma extensão 360.000 km2 no noroeste da Austrália. Aproximadamente o mesmo tamanho do Japão, faz parte de uma área maior de deserto conhecido como o Deserto Ocidental. A vasta região da Austrália Ocidental é pouco povoada, sem assentamentos significativos.
Great Sandy Desert
 
Kara Kum-Usbequistão / Turquemenistão
O deserto de Karakum, também escrito Kara-Kum ou Gara Gum é um deserto na Ásia Central. Ocupa cerca de 70 por cento, ou 350 mil km ² da área do Turquemenistão. Abrangendo boa parte da atual Turquemenistão, o deserto de Karakum fica a leste do Mar Cáspio, com o Mar de Aral ao norte e o rio Amu Dária e o deserto Kyzyl Kum a nordeste.
Deserto de Kara kum

Nenhum comentário:

Postar um comentário