Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

ITÁLIA E REINO UNIDO SOFREM COM O FRIO INTENSO

A nova frente polar que atingiu neste sábado a Itália causam graves problemas principalmente no centro do país, onde as intensas nevadas deixaram incomunicáveis centenas de povoados.
Como estava previsto, nevou também em Roma, embora não de forma tão intensa como era esperada e desde a manhã os meios de transporte público circulam sem problemas.
A Itália impôs medidas energéticas de emergência às indústrias para que elas conservem seus estoques de gás enquanto as baixas temperaturas que continuam a atingir o país e grande parte da Europa forçam um aumento da demanda pelo produto.
O governo e as autoridades industriais vão se reunir para discutir sobre uma "crítica" situação energética. A Itália importa a maior parte de sua energia e, ao mesmo tempo que o consumo de gás aumentou, o fornecimento da Rússia foi reduzido.
Autoridades da União Europeia entretanto negam que há uma emergência causada por uma queda no fornecimento de gás da Rússia, mas a empresa de energia Italiana, Eli, disse que os estoques no país estão abaixo dos 20%.
A gigante da Rússia no setor, a Gazprom - que fornece gás para cerca de um quarto da Europa - disse que está passando por um aumento da demanda doméstica por conta do extremo frio.
As baixas temperaturas provocaram o cancelamento de 60 voos (20 decolagens e 40 pousos) no aeroporto romano Leonardo da Vinci (Fiumicino) devido à formação de gelo nas asas dos aviões. Outros dez voos foram cancelados no outro aeroporto da capital, o Ciampino.
As situações mais críticas ocorreram nas regiões centrais de Úmbria e Marcas, onde neva há 48 horas. Nesta manhã mais uma tempestade de neve foi registrada.
                            O canal San Giuliano que liga Veneza a Mestre parcialmente congelado 
                 por conta das baixas temperaturas
Cidades como Urbino e dezenas de outras localidades estão incomunicáveis depois da queda de cerca dois metros de neve.
Em Emilia Romagna segue nevando sem pausa, assim como na localidade de Valderichia, na província de Rimini, onde os 159 habitantes deixaram suas casas e estão hospedados em hotéis pelo risco de avalanches de neves. Desde o início das nevadas ao menos três pessoas morreram no país.
A Autostrade, empresa responsável pelas rodovias italianas, informou que a circulação é lenta, mas transcorre sem problemas, nos 1,3 mil quilômetros que há 30 horas registram nevadas. Ao menos 1,2 mil veículos estão disponíveis para retirar a neve e espalhar sal pelas estradas afetadas, acrescentou Autostrade.
Pelas previsões meteorológicas da Defesa Civil, o frio deve neste sábado e o tempo começará a melhorar a partir de segunda-feira.
18 graus negativos no Reino Unido
O Reino Unido registrou na noite passada temperaturas inferiores a 18 graus negativos, as menores deste inverno, enquanto o país continua em alerta pelo risco que representa o gelo.
O Escritório Meteorológico confirmou neste sábado que o frio de ontem à noite foi o mais severo desde dezembro de 2010.
A menor temperatura foi sentida na localidade de Chesham, no condado de Buckinghamshire (no sudeste da Inglaterra).
"A maior parte da Inglaterra e as áreas mais orientais de Gales tiveram 4 graus negativos. Em Nottingham (centro inglês) chegou a 5,5 abaixo de zero", assinalou a meteorologista Claire Allen.
"Os motoristas devem ter atenção em áreas onde ainda resta neve, já que as estradas estarão geladas e há risco de patinar", acrescentou.
Neve tem provocado graves problemas de trânsito no Reino Unido - EFE 

Curiosamente, na Escócia e na Irlanda do Norte, onde normalmente faz mais frio do que no sul inglês, as temperaturas noturnas se mantiveram em zero grau por causa de uma frente quente.
Com uma frente fria ainda sobre a maior parte do país, o Reino Unido segue em alerta pelo perigo do gelo nas estradas, a uma semana do início de uma semana de férias escolares que fará com que muitas famílias se desloquem nos próximos dias.
A maior parte do território está em alerta amarelo, o que significa ter atenção. Algumas zonas têm alerta "âmbar" - o segundo nível mais alto -, o que aconselha os moradores a "estarem preparado" e tomarem precauções pelos riscos impostos pelo tempo.
O maior problema é a camada de gelo deixada pela neve e a chuva nas estradas, indicou o Escritório Meteorológico.
Nos próximos dias espera-se que persistam as baixas temperaturas, apesar de não estar prevista nevadas, e sim, dias ensolarados.
Por enquanto, os aeroportos do Reino Unido continuam abertos, sem cancelamentos de voos.
 INOVANDO PARA ENFRENTAR O FRIO
O suíço Pascal Prokop decidiu inovar de uma forma inesperada. Numa época em que a Europa enfrenta uma vaga de frio pouco vulgar, instalou um sistema de aquecimento a lenha no seu carrinho Volvo e obteve autorização de circulação das autoridades suíças.



O Volvo é provavelmente o único veículo na Europa com chaminé


Nenhum comentário:

Postar um comentário